Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de março de 2011

Questão de Propósitos

Questão de Propósitos

Valores... Como organizar em nossas vidas o que mais seria valoroso. Quais valores devem receber mais da nossa atenção? Valores espirituais? Físicos? Intelectuais? Quais desses ou outros quaisquer dariam maior sentido à nossa vida?

Nossa sociedade atual cultua os valores físicos predominantemente, com atenção especial para a estética e status financeiro; refletidos em adornos eletrônicos, de vestuários, dentre outros. É a sociedade do supérfluo, do fugaz, da futilidade.

Considerando que não temos respostas ao nosso propósito neste mundo, fica impossível tecer críticas mais contundentes, e devemos respeitar.

Há no entanto as seitas religiosas que se acham conhecedoras dos mistérios desta vida. Embora a grande maioria tenha vários aspectos em comuns, ainda assim divergem em outros de forma gritante. São antagônicas por si mesmas, já que pregam valores que deveriam levar à igualdade, ao respeito e na prática são historicamente os estopins de guerras e de algumas das passagens mais violentas e vergonhosas da nossa humanidade; a citar a Santa Inquisição, as Cruzadas, o Jihad.

No pouco tempo que temos nesta vida, seria bom podermos buscar alguma conduta que de fato nos proporcionasse uma evolução, que valorizasse nossos atos e justificasse nossas escolhas.

Encontrar um propósito de vida pode ser mais do que apenas ter uma bússola a nos guiar, pois do contrário seriamos apenas um rebanho conduzidos mecanicamente por um caminho pré-definido.

Um propósito de vida justificaria nossos valores, nossas emoções, nossas prioridades. Otimizaria cada dia de nossas vidas e haveria lógica em não ser fútil. Seriamos mais ricos mesmo portando menos ouro, apenas desfrutando o prazer de evoluir no sentido de um propósito real.

Quantas vezes paramos em nossas vidas para nos perguntar, o que somos? De onde viemos? Para onde vamos?

Quantas vezes sentimos um vazio em nossas vidas, por simplesmente não sabermos o que temos feito de útil?

Se pudermos encontrar um propósito nesta nossa vida, poderemos ser mais felizes. É simples assim.
***Imagens obtidas no Google***

Um comentário:

  1. Antonio, já tinha passado por teu Blog, mas hoje retorno e releio com mais atenção suas publicações e, sem sombra de dúvidas o parabenizo pelo conteúdo aqui publicado. Rico, interessante, moderno. Uma feliz cmbinação. Parabéns meu amigo! Voltarei. Bjus! Deah!!

    ResponderExcluir