Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de março de 2010

Filosofia de Buteco


Complicado encontrar o que escrever num Blog. Achei que fosse mais fácil, já que assunto não falta. No entanto depois de mais de um ano, e notei que não adicionei senão um único post nesse interim.

Penso em divagar futuramente sobre o que venho lendo, e isso não será muito popular, já que o assunto seria um tanto tedioso para a maioria. Considerando que um dos livros é de filosofia e o outro de psicologia, não sei se conseguirei resumir minhas impressões acerca dessas leituras.

Mas tenho tido, pelo menos nos últimos meses, interesse por essas áreas. A faceta humana me instiga, e poder encontrar respostas ou mesmo meras exposições sobre o porquê das coisas, me tem atraído nesse sentido.

O interessante é que longe de encontrar verdades absolutas, e isso está longe das minhas pretensões, o mero acompanhamento dos raciocínios já estabelecidos sobre este ou aquele assunto no campo da filosofia, me poupa certo trabalho pessoal e facilita o rumo com que penso tomar mais adiante, quando me decidirei por outra leitura, que penso será cada vez mais focada e técnica.

Ainda não procurei por fóruns e comunidades afins a esses assuntos, até porque num passado recente já fui frequentador desses pontos cibernéticos, e a experiência foi desapontante. Talvez eu não tenha encontrado boas opções das que possam haver, motivo esse que me leva a não desanimar.

Talvez eu possa entender melhor as futilidades e modismos que imperam em nossa sociedade nos dias de hoje, e que parecem estar repletas de seguidores, que não sabem ou entendem ou mesmo se interessam pelos valores da vida.

A idéia não é mudar isso, mas compreender como conviver sabiamente com esse meio, como se socializar com zumbís e fantoches.











Um comentário:

  1. Antônio.

    Não é fácil prender a atenção das pessoas, visto que verdades absolutas não tem o mesmo significado para todos, tem-se que levar em consideração o meio em que se vive.
    Uma tática que adotei há algum tempo já é a de tentar me colocar no lugar do outro, do que me ouve e espera um pouco de mim. E olha, tenho aprendido muito a conviver, a passar entre esses fantoches e zumbis sem causar tantos danos, nem a eles, nem a mim.
    Como você disse, acima, o assunto filosofia e psicologia pode até não interessar a todos, porém, você tem método e o aborda de maneira não agressiva. Esse é o caminho.

    Voltarei!
    Ótima semana.

    ResponderExcluir